Controlar as horas em tarefas não significa trabalhar mais

Tempo de Leitura: 2 minutos

Neste artigo vamos descontruir uma ideia muito presente quando se fala em controle de horas: a de que isso significa trabalhar mais.

A confusão é fácil de entender. O controle de horas e gestão do tempo sempre caminharam juntas do aumento da produtividade.

Principalmente em empresas, o aumento da produtividade com o uso de recursos mínimos (inclusive de pessoal) é quase sempre uma tônica. Então, é compreensível que conceitos como o controle de tarefas e gestão de tempo estejam sempre alinhados à ideia de trabalhar mais.

Mas é um cenário que já mudou bastante.

Controlar é diferente de demandar

Devemos entender que controlar é diferente de demandar tarefas. Ou seja: quando um gestor impõe um sistema de controle de horas independente da folha ponto, não significa que o colaborador terá automaticamente mais trabalho.

Pode até acontecer da carga de trabalho aumentar, mas certamente é algo que já aconteceria mesmo sem o controle de horas. Quer dizer: esse é um problema maior de desequilíbrio nos setores produtivos da empresa, que nada têm a ver com os sistemas de gestão de horas.

O que queremos dizer é que as ferramentas de gestão são apenas meios, artifícios para que determinado projeto seja executado com mais eficiência. Se isso representar mais trabalho a determinada equipe ou a um colaborador específico, a culpa não é da ferramenta, mas da operação como um todo.

Conheça sua rotina

O mesmo vale para profissionais liberais ou freelancers. Muitos deles relutam em adotar sistemas de controle de horas porque imaginam que isso fará com que trabalhem mais.

De fato, pelo menos no começo, a gestão da ferramenta será uma demanda a mais no dia a dia de trabalho. Mas é o tipo de atividade que “se paga” muito rápido: ao tomar conhecimento da própria rotina, o profissional pode se surpreender com o longo tempo gasto em tarefas que julga simples ou com a rapidez com que executa atividades que ele imaginava serem complexas.

E, a partir daí, fica muito mais fácil organizar o dia, elencar prioridades e definir e cumprir prazos.

Descansar é preciso

Fazer esse gerenciamento permite que otimizemos o tempo gasto com cada ação, resultando em um tempo de finalização mais rápido e, consequentemente, mais tempo livre. Sim, isso mesmo: controlar o tempo aumentará o seu período de descanso.

E, por “gerenciar o tempo”, queremos dizer registrar, analisar e controlar o tempo gasto em todas as atividades. É um processo que consiste, em primeiro lugar, registrar e, depois, analisar o que pode ser feito para diminuir esse tempo e, assim, controlá-lo por meio de metas.

Ou seja: é uma tarefa que exige, acima de tudo, força de vontade. Tal como começar um regime. Pode ser doloroso no começo, mas à medida em que os resultados aparecerem, você vai ver que compensa bastante!

Para saber mais sobre a gestão de tempo , visite nosso blog.